Como Fazer Soma Automática para Consolidar no Excel

Como Fazer Soma Automática para Consolidar no Excel Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel hoje nós vamos trazer uma dúvida de aluno que precisa fazer uma soma de forma automática Mas é uma simples soma não.

Como Fazer Soma Automática para Consolidar no Excel

Gente é uma consolidação de valores a gente vai pegar uma tabela que ele tem lá que ele usa no dia a dia profissional dele trouxe a dúvida para gente e a gente vai ajudar na verdade a gente já.

Ajudou agora a gente vai compartilhar com vocês três soluções que ele poderia pensar em como resolver esse tipo de problema realizando essa soma automática responsável por consolidar os valores.

Detalhe tem diversos critérios que a gente vai trabalhar aqui vamos lá planilha na tela .

Bom pessoal Olha a nossa planilha aí então hoje a gente vai falar dessa soma automática né Essa consolidação primeiramente eu vou mostrar para você a situação do aluno ele fez o exemplo lá.

Né deixa eu pegar aqui ó esse seria o exemplo e tem que uma planilha que ele alimenta diariamente tá bom e ele precisa aqui fazer a somatória por área.

o que acontece Ele pensou primeiramente em fazer um soma ser né você não consigo o professor porque é coluna coluna vai ficar meio complicado como que eu posso fazer isso e deixar.

Isso de modo automático né esse aqui é o objetivo que a gente vai que deixa eu pegar aqui aumentar um pouco mais ou zoom para você ver era essa situação que ele.

Trouxe para gente tá então o que a gente fez a gente fez aqui alguns exemplos né a gente fez três exemplos para mostrar para você soluções que podem resolver esse tipo de situação Então olha só nós.

Temos aqui ó alimentação ó do primeiro desse setor F1 que a gente chamou poderia ser outro setores linha de produção enfim o nosso objetivo é fazer a soma desse setor ao longo do que foi.

Lançado então por exemplo olha só é o setor F1 por exemplo turno da manhã tarde e noite né E você precisa ter a somatória só que olha só Aí essa primeira soma que a gente vai entender é.

A base da estruturação da tua tabela então repare que eu coloquei aqui ó os F1 três vezes tudo bem E eu tenho o F2 aqui ó três vezes a professor e se eu tivesse um F3 vamos pegar um F3 aqui ó.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Olha só é tudo questão de estruturação

    Tal vou copiar ou vir aqui vou colocar aí Vou colocar aqui ó F3 tá F3 F3 tudo bem Vamos pegar esses valores e colocar aqui um pouquinho mais para baixo aí eu.

    Vou fazer o seguinte vou apagar isso daqui Ó lá tá zerado Vamos colocar um aleatório entre aqui ó só para Popular tabela de 10 a 20 Tá ok ele vai Popular.

    Tabela Então quer dizer você foi lá digitou os valores tudo bonitinho o chefe quer que você apresente esses valores consolidados tá você fala puxa como.

    Que eu vou fazer professor é aqui ó tá esse primeiro passo que a gente vai estruturação da tua tabela Então você tem que estruturar a tabela para funcionar assim né então tua tabela fica.

    Funcionaria assim é o exemplo mais fácil então você teria que ter aqui ó as três áreas Vamos colocar numa outra cor aqui ó para deixar bem assim fácil né de você.

    Entender o que que você tá fazendo agora aí ó tá para ficar ó puxa é isso que eu vou fazer esse exemplo eu acho que é bem interessante para você entender essa o que como que eu vou ser o lida com Excel.

    Em situações então isso daqui seria uma tabela totalmente organizada aqui ó F1 F1 F2 F2 F3 F3 tudo assim o que acontece essa primeira soma aqui ó Coloquei até o comentário né é o exemplo mais simples.

    Basta você fazer uma delimitação da área então Olha só tudo isso daqui você não tem que somar não é o F1 então se eu colocar igual soma abre o parênteses eu vou selecionar tudo isso daqui ó.

    Vou fechar ele fez a soma tá brincando não tô brincando não e olha só igual soma vou pegar a segunda área né o segundo setor aí ó olha só é só.

    Você selecionar a área que você deseja - Curso de Excel Online

    Você vai ter isso tá então essa primeira situação que a gente trouxe ele mostrou aquilo pra gente a gente olhou Falou cara tem soluções que você pode utilizar.

    Depende do teu nível de conhecimento que for mais fácil para você na hora de apresentar essa consolidação tá ó fiz a soma Prontinho Olha lá que bacana tá vendo ele faz a soma gente então basta.

    Você selecionar o intervalo para ficar fácil entendimento disso mas agora professor eu tenho aqui umas mil linhas e são assim de 10 em 10 tem como automatizar.

    Isso tem como automatizar Eu sugiro e utilizar outras funções do Excel e outros exemplos que a gente vai aprender agora porque eu tenho do exemplo 2 e tem um exemplo 3 para abordar tudo isso.

    Mostrando para você soluções Por isso que eu gosto dos alunos às vezes os alunos trazem as dúvidas para gente e a gente consegue enxergar possibilidades do que eles podem implementar ali de.

    Diferente diferentes formas e níveis de conhecimento tudo depende do que ele realmente deseja ali tudo bem mas antes de continuar deixa eu me apresentar você eu sou professor Michel responsável pelo.

    Curso de excel online isso que eu tô trazendo uma dúvida de aluno compartilhando com vocês um pouco mais de conhecimento e a realidade dos nossos alunos no dia a dia profissional deles.

    Você quer aprender que saiu com a gente quer contar com meu apoio para te ajudar a dominar o Excel de uma forma totalmente inovadora e que você venha agregar cada vez mais conhecimento no.

    Seu dia a dia é simples vai lá o link está na descrição e no primeiro comentário fixado www.cursodecção online.com Vale lembrar que no primeiro comentário fixado nós.

    Temos a oferta promocional para você que acompanha nosso trabalho aqui isso mesmo vai lá clica no link Resgate cupom e venha aprender Excel com a gente qualquer dúvida converse com a equipe no.

    Atendimento é a primeira vez no canal clica no botãozinho de inscreva-se clique no Sininho para ativar as notificações porque todo dia tem uma dica nova de Excel bom Chegamos no.

    Exemplo 2 professor tô vendo aí que tem algumas diferenças tem aqui tem diferenças é mais aqui a gente vai falar do SOMA C tá soma ser isso mesmo que a gente tem como dizer para vocês deixa eu.

    Até pegar isso daqui colocar trazer aqui para o ladinho tá pronto porque eu acho mais fácil aqui a gente tem soluções que você pode pensar tá bom vamos imaginar agora.

    Que olha só deixa eu pegar essa daqui pintar de uma corzinha esse outro Qualquer uma outra corzinha para ficar fácil de você ver agora né até falar Puxa agora eu tô vendo que tem.

    Diferenças aí né Professor tem diferença nessa daqui tá ela não está ordenada isso mesmo não tem ordem gente se você reparar você vai ver que o F1 tá numa linha o F1 depois está em outra linha tá.

    Olha só vamos Popular essa tabela também para ficar mais interessante aqui tá então aqui ó igual aleatório entre Vamos dar um 10 a 20 aqui né comprou o c vou copiar aqui ó página.

    Inicial colar a fórmula somente né pronto agora a gente copia e cola como o valor aqui para deixar fixo tá repare algumas coisinhas que a gente tem.

    Diferente aqui que que acontece a primeira diferença essa daqui ó os setores não estão mais ordenados igual no exemplo anterior tá como que você faz se estiverem fora de ordem Olha.

    Só primeira dica que eu vou dar para você cria uma coluna de total para esse período tá então aqui ó você poderia fazer ó seleciona vou apagar de novo out igual ele vai.

    Entender que ele tem que fazer a soma desses valores então ele aplicou a função soma Olha só Viu como é rapidinho né então a gente tem a soma aqui tá bom você vai entender ela já já nós temos.

    Aqui O primeiro exemplo que eu até falo para vocês eu acho totalmente inviável porque por causa disso daqui olha a fórmula como que fica Ó você teria que fazer um soma ser tá do setor com essa.

    Daqui depois do setor mas esse daqui o setor mas esse daqui o setor mas esse daqui o setor dia de Imagina você fazendo isso porque eu só fiz aqui ó dia 1 e dia dois imagina você tem lá por.

    Exemplo 31 dias você vai fazer essa forma ficar gigante tá é a melhor solução não é a melhor solução tá então ela é totalmente inviável só tô mostrando nem vou.

    Explicar ela como fazer que foi isso que o nosso objetivo de explicar o nosso você poderia pensar assim mas se você pensou assim Olha vou te mostrar uma outra solução que eu acho muito mais.

    Fácil tá então isso daqui é inviável caso você tenha esse tipo de situação Olha só nessa situação aqui pessoal Olha que bacana basta você fazer o som uma Ceda coluna de total por isso que eu fiz.

    O total ali ó então quando eu tô fazendo aqui o sol nascer eu tô fazendo um soma ser analisando setor E aquela coluna de total é simples olha como é vamos apagar aqui ó ó lá igual opa.

    Igual o som nascer primeira coisa que eu vou analisar é um intervalo do setor tudo bem ó vamos travar ele ponto e vírgula vou passar o setor em específico que é o meu E10.

    Ponto e vírgula e depois eu vou passar a coluna de total que eu tenha consolidação ali ó olha só olha como é muito mais simples do que você fazer diversos soma ser mais soma ser mais só.

    Z mais uma C ao dar o enter a gente tem a consolidação do valor Olha só clico e arrasto Prontinho tá ali Então veja como é muito mais simples Então isso que ele queria resolver basta criar uma coluna.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GAyp5O9dgDs

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem