COMO CALCULAR IDADE ENTRE DATAS NO POWER QUERY E DAX POWER BI

COMO CALCULAR IDADE ENTRE DATAS NO POWER QUERY E DAX POWER BI Fala meus amigos como vocês estão sejam muito bem-vindos aqui ao meu canal meu nome é Run viic e nesse vídeo nós vamos aprender a como calcular idade de datas né ou seja quantos anos uma pessoa tem.

COMO CALCULAR IDADE ENTRE DATAS NO POWER QUERY E DAX POWER BI

Desde a data do nascimento até hoje a ideia é a gente explorar aqui os recursos do Power query Então nós vamos fazer isso direto no power query sem nada avançada essa aula aqui é um pouco.

Mais básica que já acompanha o canal V algumas aulas mais avançada essa aqui vai ser um pouco até mais básica tudo bem Bom vamos lá eu já estou aqui com o meu porb vou conectar aqui é uma pasta.

Que eu criei com arquiv tá um arquivo bem tranquilo vocês vão ver onde eu simplesmente tenho aqui ó datas né aqui essas datas estão numéricas mas são datas né no Excel toda data é número.

Então vamos lá eu vou clicar aqui vou transformar dados vai abrir aqui o nosso editor vou dar um control shift mais aqui para aumentar o nosso editor e nesta planilha o que que eu vou fazer ó.

Percebam que o seguinte primeiras etapas conexão na fonte navegação para planilha isso é padrão porque eu conectei direto na pasta outra coisa Ah Ronan no meu Power query ele.

Fez duas etapas aqui ele promoveu cabeçalhos e alterou tipos isto é uma configuração do seu Power Bi tá eu costumo tirar eu não gosto que o powerquery faça nada que eu não pedi Tá.

Então aqui em arquivo configuração tá opções você vai ter detecção de tipo tá vendo É tem outros tipos de configuração aqui que você consegue alterar mas o principal é esse ó sempre detectar.

Coluna e cabeçalho de fontes então isso aqui galera faz com que ele fique detectando sozinho tá eu não gosto tá eu sei que esse tema aqui não é o foco da aula mas eu gosto de falar tudo que tá.

Acontecendo aqui para quem é iniciante tudo bem porque às vezes ele tá seguindo a aula ele vai ver que aconteceu algo então apague apague e volte para a navegação aqui vamos lá com o arquivo.

Conectado o que que eu quero fazer eu quero sim transformar a primeira linha como cabeçalho beleza ó Show agora com a primeira linha como cabeçalho eu vou alterar a coluna de data né Afinal eu.

Quero calcular eu quero ver as datas disso aqui então eu vou clicar e vou transformar isso para data perfeito aqui está nossas datas né então tenho pessoas aqui e datas né tranquilo vou alterar.

VEJA MAIS AQUI:

    Isso aqui para texto só pra gente deixar

    Tudo tipado corretamente e o que eu quero galera é ter aqui justamente um cálculo falando Quantos anos essa pessoa tem né ou seja quantos anos até a.

    Data de hoje ou a data do carregamento do meu modelo de dados Quantos anos essa pessoa tem E é claro tá que eu poderia também utilizar diferença entre datas usando um outro uma outra coluna de data.

    Né Então em vez de ser quantos anos até hoje qual quantos anos faz desde que um cliente comprou meu produto né de uma data para outra média e etc então você poderia também só considerar em vez de a.

    Gente usar a data de hoje usar outra data aí nessa comparação Tudo bem então o que que eu vou fazer aqui para descobrir qual que é a idade né dessas pessoas aqui e aqui que vem uma dica bem.

    Bacana aqui do Power query para você que é iniciante não conhece de funções e quer fazer algo diferente aqui né além da transformação que tem aqui com clique do lado direito ó se eu venho aqui na.

    Transformar eu vou ter galera uma parte de cola cola de data e hora Afinal né Isso aqui é uma coluna de data então eu consigo utilizar funções de datas e aqui eu tenho algumas coisas interessantes.

    Que eu posso fazer né Essas transformações aqui por exemplo ela tá aqui no transformar se vocês lembrarem aqui ó ano trimestre mês semana dia então isso aqui tá galera e ele tem aqui.

    Mas falta algumas coisas como por exemplo mais anterior mais recente somente data e idade então esses daqui só tem né aqui nesse botãozinho óbvio que se você já desenvolve em código você.

    Já sabe fazer esse tipo de coisa né sem ter que usar os botões dá para usar as funções e tudo mais mas é muito mais fácil usar os botões e ganhar tempo né então ó quando eu clicar em idade aqui.

    Galera o que que ele vai fazer para mim

    Ele vai justamente fazer né essa esse cálculo ó da data de agora local Now ou seja o horário de agora que que tá sendo carregado que que eu dei refresh no meu.

    Modelo menos just Justamente a data que está aqui tudo bem só que vamos supor né que eu não queira perder minha coluna de data Então qual que é o legal aqui galera O legal é eu duplicar essa coluna.

    Para não perder essa coluna de data certo então ó eu vou duplicar essa coluna Afinal eu quero ter a data normal de nascimento aqui da pessoa e quero ter aqui ó idade certo então eu vou alterar.

    Pra idade não preciso renomear aqui tá eu posso renomear no código aqui Ok para evitar um step Então vou chamar aqui ó de idade então eu copiei a coluna data vai se chamar idade e na coluna idade eu.

    Vou entrar com a transformação de idade quero pegar a idade até o dia de hoje né Ronan você falou para mim que se eu quisesse utilizar eh sem ser com a data de hoje eu poderia.

    Sim como que seria então Ronan você trocaria aqui ó o date time local Now que é justamente a data de agora né Ou seja a data que está sendo atualizado o modelo pela sua coluna então se você.

    Quisesse calcular né idade entre uma data e outra você simplesmente basta subtrair elas como você tá vendo é uma menos a outra tudo bem então você faz uma data menos a outra data você vai ter.

    Um Type duration você tem que colocar tipado como duration por quê Porque é como a gente calcula a diferença entre datas né ou data hora é como eu calculo quanto tempo quanto tempo em duração eu.

    Tenho entre uma data e outra tudo bem E o resultado que a gente vai ter aqui é justamente um valor em duration Tá o que que é esse duration é justamente galera dia hora Minuto segundo então eu tenho.

    Dia hora Minuto segundo então eu sei que essa pessoa tem 14782 dias mas é óbvio que eu não vou utilizar essa é isso né eu não vou utilizar isso aqui para calcular a idade.

    Dela eu vou fazer uma divisão aqui por 365 né que é o padrão Aí de um ano pra gente ter Quantos anos essa pessoa tem então o que que eu vou fazer eu quero extrair somente os dias eu não quero.

    Quantas horas a mais quantos minutos a mais afinal só preciso do dia para dividir por 365 da mesma maneira que eu falei para vocês que nós temos ó data hora nós temos também duração que é.

    Um tipo de dado onde marca ali quantos dias horas minutos e segundos nós temos então ó em duração correto em duração com a coluna de idade selecionada eu vou falar.

    Que eu quero pegar total de anos eu vou colocar aqui ó total de anos tudo bem Ó e aí ele vai pegar para mim exatamente quantos anos eu tenho não é que ele faz aqui a divisão por 365 então lembra que.

    Eu falei para vocês como que eu faria para pegar aqui quantos anos tem eu falei eu vou pegar aqui a parte dos dias e dividir por 365 só que se eu não sei fazer isso com.

    Power query né olha só ele fez para mim ele já até ã já fez essa transformação que eu falei ó vai dar erro com as horas e tudo mais então já tem a função ó Total 10 já o próprio Power query já faz.

    Isso para mim sem eu ter que decorar né então é legal a gente utilizar os botões aqui justamente para ir aprendendo como fazer sem os botões para para futuramente em coisas mais complexas.

    Utilizar né mas aqui no caso eu não precisei decorar Nada eu apertei um botão e ele fez ó Total 10 dividido por 365 eu vou ter né ó 40 anos então essa pessoa hoje né a gente tá em 2024.

    Aqui ela tem 40 anos Tudo bem então o legal aqui agora é eu finalizar isso né como que eu finalizo galera ninguém tem 40.4 anos né ninguém fala ó Quantos anos você tem eu tenho 61 1,19 45 anos.

    Correto então que que a gente tem que fazer aqui e o principal né ó 4072 correto 4072 ah essa pessoa tem 40 ou 41 anos ela não completou ainda 41 anos correto Então ninguém fala eu tenho.

    Quase 41 mas ela tem 40 então o legal aqui é eu ter tudo arredondado para baixo certo então não quero ter um número decimal Eu quero ter um número inteiro arredondado para baixo então eu.

    Vou clicar aqui ó na coluna idade poderia tá e procurar aqui como fazer isso com com com as opções em transformar aqui e tudo mais porém eu tenho aqui com o lado direito no próprio.

    Transformar tudo bem arredondar para baixo ó arredondei para baixo Afinal é a idade não está completa então eu quero a idade não completa mesmo 40 61 e assim por diante e dessa maneira a gente vai.

    Ter aqui então qual é a idade dessas pessoas tá então de forma bem rápida novamente eu vou apagar tudo só para vocês lembrarem tudo que a gente fez a gente transformou em data né a gente tem.

    A coluna de data nós duplicamos esta coluna já renome para idade aqui usamos operação de data para idade que nos traz toda a duração com horas minutos até né se não tiver com a data completa mas eu.

    Quero somente aqui somente os anos então quero o total de anos e depois a gente só arredondou aqui para baixo Pronto está pronta a nossa idade é assim que a gente calcula idade entre datas aqui no.

    Powerquery sem né sem ter que esforçar muito aqui o coco né porque a gente simplesmente só usou clique de botões aí então espero que tenha sido útil para você essa aula para aprender aí como.

    Utilizar funções de data e hora por aqui né como se virar um pouquinho mais duplicar a coluna para não estragar sua coluna também fechou Lembrando que isso tudo dava para ter sido feito né esse.

    Tipo de cálculo aqui dava para ter sido feito diretamente ali no dax então só para finalizar a aula e deixar uma aula completinha né Vamos aqui ó carregar isso para o meu Power Bi e eu vou ã usar.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5WRzMuz9cH4

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem