Grafico Comparativo de Vendas Ano Anterior X Ano Atual Dashboard Incriveis

Grafico Comparativo de Vendas Ano Anterior X Ano Atual Dashboard Incriveis Como criar um gráfico comparativo ano anterior versus ano atual como criar um gráfico aonde eu consiga ver o percentual de crescimento de um ano para o outro é o que você vai aprender no vídeo de hoje vamos criar esse gráfico do zero a partir de agora mas antes vamos só tentar entender como é que vai ser criado esse gráfico primeiro eu tenho uma aba chamada vendas aonde eu tenho todas as minhas vendas individualmente por dia e por vendedor.

Grafico Comparativo de Vendas Ano Anterior X Ano Atual Dashboard Incriveis

Então eu tenho aqui as vendas de 2022 2023 eu tenho as vendas de todos os meses e de cinco vendedores mas o que nos importa aqui na aula de hoje é o total de vendas de 2022 E 2023 então sabendo disso eu tenho aqui uma aba aonde eu faço aqui todos os cálculos das minhas vendas de Janeiro de Fevereiro e assim sucessivamente de acordo com o ano e claro eu também tenho individualmente vendedor por que que eu.

Tô enfatizando isso porque mais para frente Se você comentar a gente pode fazer aqui por vendedor então aqui na aba gráfico o que acontece para que esse gráfico possa ser montado Todas aquelas informações daquelas duas planilhas a gente resumiu nessa estratificação aqui ó Aonde eu consigo ver todas as vendas de Janeiro de Fevereiro e assim sucessivamente de 2022 2023 aqui eu tenho a diferença do.

Que foi vendido entre esses dois períodos tanto em dinheiro como é percentual e depois disso obviamente aí a gente consegue apresentar de uma forma gráfica que é o que o seu gestor mais gosta de ver e com certeza o seu gestor ele não quer ver todas asas informações ele só quer ver o gráfico se ele vendeu mais se ele vendeu menos então é o nosso objetivo para a aula de hoje para que eu possa fazer a estratificação de dados primeiro temos que analisar a nossa base de dados Então vamos a ela eu tenho uma planilha.

Chamada vendas nessa planilha eu tenho aqui as minhas vendas por período de dia mês e ano só que para que eu possa trazer os dados para essa planilha auxiliar Observe que eu tenho dois critérios ó eu tenho o critério de ano e o critério de mês então obviamente eu vou precisar dessa informação aqui na plan chamada vendas Então como é que eu faço isso tá tá tá vai em frente não podia ser atrás.

Mesmo falei para continuar vai vai vamos utilizar a fórmula texto como é que eu utilizo ó bem simples ó igual vou distar o nome da fórmula e vou apontar para a célula ponto e vírgula Observe que ela me pede aqui ó o valor essa célula e o formato eu quero exibir essa informação em qual formato no formato de Mak então basta colocar entre aspas duplas a letra m se eu colocar a.

Letra M uma vez Vamos ver o que acontece vou dar enter retornou o número um correto ó esse mês aqui é o mês um Se eu colocar o m duas vezes repara que retornou 01 ao colocar o m três vezes retornou Janeiro se eu colocar pela quarta vez vai retornar Janeiro o nome inteiro na minha estratificação aqui eu tenho o mês abreviado Então eu vou deixar apenas 3S.

MS e tem um detalhe interessante eu vou fazer propositalmente para que você entenda a questão de fazer travamento de linhas e colunas no Excel eu vou arrastar essa fórmula para o lado repare que ao arrastar eu perdi a referência da célula B2 e agora tô me referenciando a célula C2 Por que que isso acontece porque eu não fiz o travamento ao arrastar a célula para o lado e como é que a gente faz isso bem simples ó basta eu VM aqui antes da letra b e vou.

Colocar um cifrão ao dar um enter eu posso agora arrastar para o lado e repare que eu vou continuar com a mesma referência ah GL Por que que não retornou o ano muito simples a nossa máscara aqui está para mês ó 3S MS para eu retornar o ano eu vou colocar a letra A por quatro vezes e dou entre agora eu posso dar um duplo clique aqui na alça e repare ó já vai trazer todos os dados ó de Janeiro a dezembro e aqui provavelmente vai trazer.

Todos os dados de 2022 e 2020 TR o nosso trabalho com essa base de dados já está concluído agora vamos focar aqui nessa aba novamente então o que que eu vou fazer aqui ó reparem ó eu vou utilizar aqui a função soma se no plural Por quê eu tenho mais de um critério se eu tivesse apenas um critério eu utilizaria a fórmula soma C como eu tenho mais de um eu vou utilizar a soma seis no plural.

Então o que que ela me pede aqui ó vou abrir aqui o parêntese da Fórmula ela vai me pedir primeiro o intervalo da soma em seguida ela vai me pedir aqui o intervalo do critério e depois vem o critério e tem esses três pontinhos Ou seja eu posso passar mais de um critério e mais de um intervalo o intervalo da soma é exatamente a coluna que tem as minhas vendas ó eu vou selecionar a coluna por inteiro então basta eu clicar no cabeçalho da coluna eu vou travar.

Selecionando aqui as duas let e e vou prar tecla F4 que eu vou fazer isso eu vou utilizar uma única fórmula para todo conteúdo e quando eu arar para o lado eu não quero perder essa referência ponto e vírgula o intervalo do critério eu posso tant passar primeiro o intervalo do mês Como eu posso passar o interal do ano no meu caso aqui eu V passar primeiro o intervalo do mês.

VEJA MAIS AQUI:

    Então vamos aqui em vendas eu vou selecionar a cola que tem os meses Observe que eu clico sempre no cabeçalho

    Novamente eu vou selecionar de f a f e vou pressionar o F4 assim eu faço travamento de forma automática vírgula e agora muita atenção o critério o meu critério vai ser os meses então o que que eu vou fazer aqui ó repare eu vou clicar sobre essa célula quando eu arrastar para o lado eu não.

    Quero perder essa referência eu quero que 2023 pega as informações de Janeiro eu quero que 2022 pega as informações de Janeiro Porém quando eu arrastar para baixo eu não quero mais pegar as informações de Janeiro eu quero pegar agora informação de Fevereiro e assim sucessivamente Ou seja eu não vou fazer um travamento de linhas e colunas apenas de colunas como é que eu faço isso basta eu colocar o cifrão antes da letra A ou seja antes da minha referência ó então.

    Quando eu arrastar para o lado vai se manter essa célula como critério Porém quando eu arrastar para baixo ela muda de A TR para qu e assim sucessivamente ponto e vírgula o intervalo critério dois vai ser o ano então vamos aqui em vendas vou selecionar aqui novamente clicando no cabeçalho vamos fazer o travamento precando F4 ponto e vírgula e o que que eu faço agora vai me pedir o critério o critério dois critério do vou clicar sobre a célula.

    Aqui onde tem o ano e agora atenção quando eu arrastar para o lado eu quero mudar de B2 para B3 Porém quando eu arrastar para baixo eu não quero perder essa referência então ao invés de eu colocar o cifão antes da letra B eu entre o b número obser e posso fechar aqui o parêntese e dar um enter e retornou esse valor aqui ó eu vou só aumentar aqui o tamanho da minha fonte para ficar fácil aí você enxergar deixa.

    Eu deixar ela com o tamanho de 12 dar um nela e vamos formatar ela aqui como moeda deixa eu selecionar todo esse intervalo opção formatar células vou escolher aqui o formato de moeda e dar aqui ah deixa eu tirar as casas decimais e dar um ok Deixa eu só aumentar um pouquinho mais a fonte e agora sim ó então eu tive aqui 55.800 em vendas referentes a janeiro.

    Vamos ver se é isso mesmo ó vamos aqui em vendas vou selecionar o mês de janeiro somente o mês de janeiro de 2022 e vou selecionar aqui a coluna que tem tudo vendido 55.800 aqui ó na barra inferior E é exatamente o que tá aqui na nossa célula então funciona perfeitamente agora a gente pode avançar para as próximas fórmulas Deixa eu só remover aqui o.

    Filtro agora como eu havia dito ó vou arrastar para o lado eu continuo com a única fórmula posso selecionar as duas e dar um duplo Clique na alça e pronto a única fórmula fizemos tudo já e aqui vamos tentar entender ó o valor auxiliar e o valor auxiliar 2 o nosso gráfico el tem Barras você só vê duas mas se você reparar bem eu tenho uma setinha para cima uma setinha para baixo uma vermelha e uma verde aquilo ali são Barras então por isso que eu tenho mais duas colunas além dessas duas.

    Então como é que a gente vai fazer aquele efeito ó repare ó primeiro eu vou descobrir o valor máximo entre essas duas colunas então eu utilizo a função chamada máximo seleciono as duas colunas no caso as duas células e dou enter retornou esse valor Observe que eu vou dar um duplo Clique na alça já retornou aqui o valor então aqui é o valor máximo entre essas duas células e aqui do lado eu vou digitar igual a esse.

    Mesmo valor e vou dar um duplo Clique na alça ó eu vou só aumentar aqui o tamanho da fonte para deixar padrão e ficar mais fácil de você visualizar eu vou só mudar aqui a cor da fonte só para cá fácil de você identificar os valores são pertencentes a quais colunas então tudo que for referente a 2023 eu vou deixar aqui na cor preta tudo que for referente a 2022 na cor azul e esses valores auxiliares vai ficar nessa cor roxa apenas para ficar mais fácil você identificar aí os.

    Valores são de quais colunas então o que que eu vou fazer aqui ó com essas informações aqui já dá

    Pra gente criar o nosso gráfico Então vamos a elas ó éem simples ó Observe que eu vou selecionar tudo isso daqui vou clicar no inserir e vou clicar aqui em gráfico de barras vou escolher essa primeira opção e tá aqui o nosso gráfico ó deixa eu só aumentar aqui área.

    Dele vou primeiro tirar essas linhas de grades vou clicar sobre o gráfico com o botão direito vou na opção selecionar dados e aqui vamos fazer aqui a distribuição dos dados para que eu possa fazer aquele efeito da Barrinha para cima a Barrinha para baixo e é bem simples ó Observe que os nossos dados Estão dispostos dessa forma porque é assim que tá as nossas colunas nessas ordens aqui dentro a gente pode mudar o posicionamento das Barras sem mudar aqui.

    Na planilha então o que que eu vou fazer aqui ó eu vou pegar esse valor aqui valor Auxiliar Um que é a minha terceira Barra deve ser essa Verde vou clicar nessa setinha ó uma vez duas vezes ou seja ó a a Barrinha Verde saiu da terceira posição foi para a primeira posição então se você observar os meus valores auxiliares vão ficar nas extremidades ó aqui tem os meses e dou ok agora o que que eu faço Vixe se tu.

    Não sabe é eu que vou saber se você respond deu vamos fazer a estratificação das colunas auxiliares você acertou Então antes de personalizarmos aqui as barras auxiliares do gráfico eu vou precisar de informações para essas colunas auxiliares Então vamos entender aqui ó Observe que eu tenho aqui o percentual e tenho aqui a diferença esse percentual Como o próprio nome já sugere eu vou querer descobrir o percentual da.

    Diferença de vendas de 2023 para 2000 22 e a diferença eu quero descobrir em reais a diferença de um ano para o outro relacionado a cada mês então vamos fazer isso ó Observe que eu vou utilizar aqui a fórmula C onde eu vou fazer aqui um teste Lógico eu vou verificar se o conteúdo da célula B3 ser é menor ou igual ao conteúdo da célula C3 o que que eu tô fazendo aqui Eu Tô verificando se as minhas vendas de Janeiro de 2022 foram menores ou iguais a vendas de.

    Janeiro de 2023 ponto e vírgula se essa condição for verdadeira eu vou pegar Observe ó vou pegar aqui o conteúdo da ca C3 que é referente a Janeiro de 2023 e vou subtrair pelo conteúdo da sala B3 que é referente a Janeiro de 2022 se essa condição for falsa o que que eu faço eu vou deixar a sela vazia e fecho com o parêntese e dou enter Observe que retornou aqui esse valor.

    Isso quer dizer o qu isso quer dizer que o conteúdo da célula B3 ele é menor ou igual ao conteúdo da célula C3 realmente ó se você bater o olho 2022 eu vendir menos que 2023 então tá certo a nossa fó Deixa eu só aumentar aqui o tamanho da fonte e eu vou colocar aqui no formato de reais então eu posso arrastar aqui a fórmula e tá aí ó repara que as células a quais não trouxeram valores provavelmente a condição deve ser falsa.

    Então agora eu vou fazer a diferença aqui para o lado e é basicamente a mesma comparação que vai mudar obviamente é o posicionamento da subtração qual ano eu vou subtrair por qual ano e o operador então basta utilizar aqui a fórmula C novamente aonde eu vou verificar se o conteúdo da célula B3 se ele é maior Observe ó se ele é maior do que o conteúdo da cula C3 se essa condição for verdadeira eu vou pegar agora a cé.

    B3 e vou subtrair pela C3 ponto e ví caso a condição seja falsa eu quero que deixe vazio a célula obser vazio D cli aqui na Alça só troux realmente valores para as células a quais são maiores ó então novamente ó vou só aqui aumentar o tamanho da minha fonte e vou colocar no formato de moeda e agora ficou fácil calcular a diferença como é que eu vou fazer aqui ó.

    Igual vou passar aqui a fórmula C aonde eu vou fazer um teste Lógico eu vou verificar se o conteúdo da minha célula F3 que é a diferença né entre 2022 e 2023 relacionada a janeiro eu vou verificar o qu vou verificar se é diferente de vazio ou seja a séa tá vazia se a séa não tiver vazia ponto e vírgula eu vou pegar esse conteúdo ou seja esse valor e vou dividir pelo valor da célula.

    C3 e posso dar aqui um enter ó e retornou aqui esse percentual vamos fazer aqui a formatação ó vou aplicar aqui o sinal de ual e tá aqui ó ou seja vamos entender aqui ó esses R 15478 50 é equivalente a 22% referente as ao mês de 2023 ou seja em 2023 comparado com 2022 Eu vendi 22% a mais que é que é.

    Equivalente a r$ 478 50 essa é a nossa leitura então duplo clique aqui na alça e tá aqui ó repare que algumas células trouxe esse valor falso Então vamos só corrigir isso aqui ó ponto e vírgula e deixa eu deix deixa eu colocar aqui as coisas duplas as coisas duplas ó duplo clique e agora sim ó e o que que eu faço agora ó eu vou fazer novamente uma comparação aonde eu vou comparar a célula G3 vou verificar.

    Se ela diferente de vazio ponto e vírgula se ela for diferente de vazio eu vou pegar o conteúdo da ca G3 e vou dividir pelo conteúdo da sela B3 se essa condição for falsa eu vou querer deixar vazio aqui a célula e dou um enter duplo clique aqui na alça e tá aí ó vou só aumentar aqui a fonte e aplicar o sinal de percentual e agora podemos novamente.

    Partir aqui para o nosso gráfico e o que que vou fazer aqui ó Observe Primeira coisa eu vou clicar sobre essa primeira barra Observe que ao clicar sobre um já seleciona todas eu vou aqui nesse mais para expandir as configurações e vou selecionar aqui ó barra deos vou marcar Observe que vai ficar um traçinho aqui ó deixa eu dar um zoom fica esse traçinho sobre cada uma das Barras verdes ó e é esse traçinho que vai dar.

    Aquele efeito de setinha para cima setinha para baixo vou selecionar agora essa outra a barra em azul vou fazer o mesmo procedimento selecionei uma já selecionou todas as barras azuis e vou marcar a opção barra de erros agora vamos trabalhar com a formatação dessas Barras ó vou clicar Observe que eu não vou clicar sobre a barra vou clicar sobre esse traço que foi inserido sobre ela Observe ó cliquei sobre o traço clico o botão direito e.

    Venho na opção formatar barra de erros e aqui eu tenho as configurações ó Observe ó a primeira opção direção eu vou deixar como menos estilo final eu vou deixar sem legenda e erro obser o que eu vou fazer aqui ó em personalizado eu vou marcar essa opção eu vou clicar nessa caixinha e aqui eu posso sinalizar quais os valores eu vou querer retornar aqui para representar esse traço Observe que em valor de erro.

    Positivo eu não vou fazer nada vou deixar vazio e o valor negativo eu vou fazer o quê eu vou pegar essa coluna auxiliar repare ó peguei essa coluna e posso dar aqui um ok Deixa eu dar um zoom aqui para você poder enxergar o que aconteceu aqui ó repare Ó ficou um traço Zinho para dentro da Barra ó repare quando a gente fizer o próximo passo vai ficar mais fácil você enxergar.

    O que aconteceu com traço Ó mas o nosso tracinho que estava antes lá sobre a barra agora ficou embutido dentro dela e aumentou agora a gente vai fazer o mesmo procedimento para a outra Barrinha ó observa eu vou clicar aqui sobre esse traço venho nessa opção Marco como menos Marco como sem legenda em personalizado eu vou clicar nessa caixinha novamente eu não vou querer um valor para o valor de erro positivo e para o valor de erro negativo eu vou selecionar esse valor aqui ó e posso dar um ok e novamente ó a.

    Nossa Barrinha ficou agora embutida aqui na cor azul ó já dá para ver a Barrinha preto mais destacado ó repare ó tá embutida Ó e agora a gente vai fazer as formatações repare ó eu vou clicar agora na Barra repare ó cliquei na barrinha Verde selecionei todas o que que eu faço nela ó eu vou aqui no balde de tintas eu vou deixar sem preenchimento e agora a gente já consegue até enxergar o traço.

    Ó repare que eu vou fazer o mesmo procedimento para a Barrinha em azul ó vou selecionar a barra em azul e também vou remover aqui o preenchimento Agora sim a gente consegue ver ó os traços Ó e agora a gente vai trabalhar com esses traços que que eu vou fazer ó eu vou selecionar primeiro esse primeiro traço o que que eu vou fazer com ele ó Observe ó aqui nas configurações dele eu vou deixar como linha sólida ele já muda de.

    Cor eu vou querer ele no tom verde aqui em largura Eu Posso alargar ele ó repare ó vai ficar mais grossinho o traço ó a espessura dele vou deixar com 1,75 e para dar aquele efeito daquela ponta de seta o que que eu faço ó obser tipo de seta Inicial Eu vou clicar nessa caixinha e vou selecionar essa opção reparo já para ver a setinha a mesma coisa eu vou fazer agora para o outro traço ó Observe que eu vou.

    Clicar sobre o outro traço linha sólida eu vou novamente alargar ele vou deixar padrão 1,75 e agora muita atenção ao invés de eu utilizar essa opção Ó tipo de seta Inicial Eu vou utilizar o tipo de seta final ou seja eu quero a seta para baixo então eu vou escolher essa opção e clico sobre a setinha ó e obviamente eu vou quer num tom de cor diferente então eu vou clicar na caixinha e vou selecionar a cor vermelha.

    E já me mostra aqui ó você reparar ó já consigo ver então aqui a gente já consegue ver as setinhas Lembrando que umas tá Maior Que As outro porque é de acordo com os valores se um valor é maior que o outro obviamente a setinha vai ser maior ou menor se a diferença entre essas duas baras for pouca a setinha vai ser bem pequenininha obser que a gente vai agora fazer obviamente é reposicionar essas setas sobre as bases e colocar os percentuais Então como é que a gente vai fazer isso ó observa eu.

    Vou clicar sobre essa seta em verde perdão eu cliquei sobre a barra ao invés da setinha cliquei sobre a barra e o que que eu vou fazer ó vou marcar aqui a opção ó eixo secundário Observe ó a setinha sobrepôs essa outra Barrinha ó e a mesma coisa vou fazer para essa outra ó vou clicar nessa Caixa nessa barra e vou marcar eixo secundário e novamente ó a setinha sobrepôs e agora ficou fácil ó agora a gente vai só inserir os valores então o que que eu faço ó ao clicar sobre essa setinha e clicar com o botão.

    Direito Observe que eu não tenho a opção adicionar Rot de dados que são as Labes com os valores Então para que a gente coloque o valor sobre essa seta Qual é o macete que a gente vai fazer aqui ó eu vou selecionar ao invés da seta eu a barra ó Observe ó selecionei a barra Agora posso clicar com o botão direito sobre ela a opção adicionar Rot dados e tá aqui o valor ag mas trouxe o valor não o percentual bem simples ó.

    Errou com rot de dados selecionados eu vou aqui nessa opção dessas Barrinhas aqui eu tenho a opção ó valor a parte das células eu marco e posso agora selecionar os valores que eu quero que apareça sobre essa seta então eu vou selecionar essa coluna auxiliar e dou um OK se repararmos Ó ficou tanto com o valor como o percentual eu só quero um dos dois então eu vou desmarcar aqui a opção valor e vai ficar apenas com o percentual que foi o valor que eu.

    Selecionei ó e para deixarmos mais amigável eu vou deixar el na mesma cor da Barrinha ó eu vou pintar ela na cozinha verde e vou dar um ó Eu posso também aumentar o tamanho da fonte ó repare então tá bem mais amigável e a mesma coisa eu vou fazer para vermelhinha ó lembra se eu clicar sobre a setinha e clicar botão direito não tem a opção adicionar R de dados então eu vou clicar na barra agora com o botão.

    Direito eu venho em adicionar R de dados seleciono R de dados venho aqui na última opção tem essas barras e escolho a opção valor a parte das células Marco ela nessa caixinha vou utilizar essa coluna auxiliar que tem os percentuais e dou um ok eu vou ver ambos os valores percentuais e o dinheiro eu não quero quero só o percentual então desmarco aqui valor e agora eu vou fazer a mesma formatação para cor da da Barrinha em.

    Vermelho então eu vou em P Inicial aqui na cor da fonte eu vou escolher a cor vermelha vou dar um e posso aumentar o tamém da minha fonte ó eu não vou precisar aqui dessa desse eixo lateral aqui no título do gráfico eu posso fazer um gráfico dinâmico um texto um título dinâmico mas no caso aqui eu vou digitar manual comparativo entre anos.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wMHhXVb12-g

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem