COMO OBTER DADOS DE USUÁRIOS DA EMPRESA NO POWER BI LISTANDO DADOS DE USUARIOS DE UM SHAREPOINT

COMO OBTER DADOS DE USUÁRIOS DA EMPRESA NO POWER BI LISTANDO DADOS DE USUARIOS DE UM SHAREPOINT Fala meus amigos como vocês estão sejam muito bem-vindos aqui ao meu canal meu nome é Ronan Vico e nesse vídeo eu vou te ensinar uma dica de como obter dados de usuários para o Power bi utilizando o.

COMO OBTER DADOS DE USUÁRIOS DA EMPRESA NO POWER BI LISTANDO DADOS DE USUARIOS DE UM SHAREPOINT

Sharepoint a ideia tá é a gente ter usuários em um sharepoint e obter os dados desses usuários para que que eu faço isso seja para montar uma visão que você tá montando sobre o seu sharepoint.

Seja porque você quer ter uma lista de usuários e trazer informações desses usuários ah Ronan Você já fez uma aula aqui no canal ensinando como listar todos os usuários da sua empresa sim eu.

Vou deixar no card aqui em cima para você aprender como fazer isso mas tem um impecílio aí nesse vídeo que é você tem que poder criar né uma Key uma chave de api ali nas configurações do AD para.

Poder né ler esse tipo de dado e algumas empresas isso pode ser uma dificuldade tá Então nesse vídeo é uma possibilidade de você Obter dados de usuários referente a usuários dentro de um.

Sharepoint tudo bem vamos lá na prática vai ficar muito claro isso aqui pode ser que te ajude bastante aí no seu dia a dia o que que eu tenho aqui então né eu tenho aqui o meu Office vou abrir aqui o.

Meu sharepoint e vou mostrar para vocês o seguinte ó pode ser aqui esse site inscreva-se por exemplo então ó nesse site inscreva-se inclusive já se inscreva aqui no canal né não se esqueça.

Disso deixa o seu like ele é um grupo privado né onde vai ter algumas pessoas podia ser um grupo público mas indiferente de ser público ou privado tá eh tem que ter com compartilhado ou a.

Pessoa tem que ter acessado esse site Como assim por exemplo aqui eu tenho um membro só então se eu puxar os dados desse sharepoint pessoas da minha empresa desse sharepoints ele não vai.

Não vai trazer todos os usuários da minha empresa ele vai trazer todos os usuários referente a esse site então se eu quiser né eu teria que colocar membros aqui né referente aí o meu.

Relatório então por isso que eu tô falando se você tá montando um relatório referente a um sharepoint a dica de hoje já vai te ajudar lá tá bom então por exemplo vou colocar algumas pessoas aqui.

Tá ó Johnny ã esse Grace adelli Pronto coloquei algumas pessoas aqui nesse sharepoint então eu sei que essas pessoas fazem parte aqui desse sharepoint e estão aqui.

VEJA MAIS AQUI:

    Presente lá no meu Power bi que que eu

    Vou fazer Tá eu vou vir aqui no meu Power bi pode ser tanto pelo Obter dados daqui ou se você já tiver né criando seu relatório tá ali com Power query Você.

    Pode abrir o Power query e a gente vai em nova fonte e ó a gente vai vir nesse aqui ó feed de odata tá então a gente vai ler dados ali do sharepoint utilizando a técnica de.

    Odata tudo bem Que que é isso ran nada mais é do que acessar via link dados do sharepoint Via link então aquelas apis que a gente tem ali no sharepoint se você não conhece né o sharepoint.

    Disponibiliza algumas apis que você pode ler como dados tabelar aqui direto para o por bi tudo bem bom qual vai ser o URL que a gente vai fazer primeiro você vai pegar o URL do site que você quer obter.

    Esses usuários então no meu caso é esse isso tudo aqui até o inscreva-se tudo bem Ó cont control c só que após você colocar o seu site aqui ó você vai entrar com esta parte de URL tá ó.

    Underline VTI under Bin listdata.svc dessa maneira a gente está conectando aqui ao nosso site trazendo diversas propriedades desse site olha só que legal quando eu clicar em ok aqui ele.

    Vai pedir para conectar né vou conectar de forma organizacional aqui conectei aqui ao site e a gente vai perceber ó que ele vai trazer diversas informações sobre esse site tá bom começou a trazer.

    Aqui no navegador ele vai mostrar diversas propriedades né na verdade diversas tabelas com algumas propriedades aí na nossa lista e uma delas tá ó vou abrir aqui uma delas é.

    Bem interessante vai ser a de usuários aqui como vocês estão vendo nós nós temos por exemplo Ó que legal a biblioteca de documentos então eu conseguiria ver dados sobre documentos.

    Tá vendo olha só eu teria eh sobre a

    Biblioteca de estilos de anexos Olha só muitas propriedades inclusive tá ó inclusive as listas que eu tenho no site tá então ó tb compras tb dados que são o.

    Que isso Ronan são listas que eu tenho ou seja diversas listas com suas propriedades Tá vendo só que diferente olha só como é que ela como vem diferente aqui ó os dados vem um.

    Pouquinho mais mais com mais propriedades né quando a gente tá lendo aqui pelo odata tá vendo caminho até o item e tudo mais e eu tenho uma tabela muito legal que no caso aqui ó até perdi.

    O nome aqui aqui ó lista de informações sobre o usuário né que às vezes tá em inglês tá galera Então se o seu sharepoint tiver em inglês ele vai est em inglês aqui beleza aqui o que que eu.

    Tenho eu tenho uma lista de pessoas que tem acesso aqui a esse sharepoint o que eu vou fazer aqui ó é conectar só essa parte tá a gente podia explorar outras outros pontos aqui bem legais mas o foco.

    Da aula é trazer usuários então vou clicar em ok aqui ele vai me trazer tá vendo dados referente aí a lista de informações sobre o usuário aqui nós conseguimos notar que vai ter dados do.

    Usuário Tá vendo como o e-mail a conta outras informações e o legal tá é que tem mais informações que eu posso ir pegando aqui dessa lista se vocês perceberem é não não foi 100% dos nomes.

    Que estão aqui por quê Porque a pessoa nem chegou a a ter acesso a nada no site Como assim ó eu tenho aqui 17 linhas certo então tenho aqui ó o Alex everyone grade pessoas que já tiveram e e acesso.

    Alguma lista arquivo daquele site ou até mesmo visualizou algo referente àquele site então se eu pego aqui por exemplo ó vou aqui na tb dados compartilho a lista tb dados Ok a lista tb dados com uma.

    Pessoa qualquer ó a Lídia por exemplo Lídia holloway Vou compartilhar aqui com a Lídia foi convidada então a lid agora tem acesso a essa lista do site eu vou vir aqui e colocar atualizar tudo a.

    Gente vai notar que a as 17 linhas né vão aumentar deixa ele carregar aqui ele tá puxando os dados obviamente eu vou ter aqui a Lídia aqui em algum lugar aqui ó a Lídia vai est.

    Presente aqui tudo bem eu consigo obviamente né ter algumas informações sobre ela tá vendo como por exemplo departamento cargo e tudo mais aqui no caso galera não tem nada cadastrado para.

    Essas pessoas tá por isso que tá nulo aqui se você tivesse um cadastro como é o caso aqui esse aqui eu tinha testado em outra aula né ó ele tá marcado aqui ó r&d né research and development designer.

    Nome sobrenome então as pessoas estariam aqui com esses dados que Talvez você precise de departamento cargo telefone sei lá o que que você vai precisar aí no seu relatório Então qual dica que eu dou.

    Você criar aí uma lista não necessariamente é dar acesso a um site até porque o site pode ter muita informação né que você não queira compartilhar então a dica que eu dou é.

    Você criar uma lista qualquer e um site aí qualquer que você tenha né obviamente às vezes cria até um site novo vai nessa lista certo vai nessa lista como essa aqui por exemplo vamos em configurações.

    Da lista beleza configurações da lista permissão desta lista e aqui a gente vai dar permissões à pessoas como é o caso da Lídia tá vendo a gente criou aqui que a Lídia pode ter acesso para essa.

    Lídia aqui ou para outras pessoas que eu queria dar permissão né eu vou conceder permissões ó conceder permissão e vou vir aqui colocar o nome de todo mundo que eu acho interessante ter nesse bi ah.

    R mas eu vou ter que ficar compartilhando bom galera is que é uma alternativa né Por quê Teoricamente se você tá montando um relatório sobre sharepoints essas pessoas já vão est ali.

    Naquele relatório do bi porque elas já fazem parte do sharepoint já usam então você não precisaria cadastrar porque elas já estão cadastradas aí ã nesse seu relatório por algum motivo porque elas.

    Estão utilizando as listas utilizando o site Mas se for algo mais gambiarra né para um dia a dia que Putz eu preciso de dados de cargo de pessoas automatizado Aí teria que colocar aqui né h no.

    Convidar pessoas e aí eu consigo não enviar e-mail então a pessoa nem sabe que ela tem acesso à lista né E você pode até tirar as permissões da permissão apenas de visualização e ou.

    Ocultar até essa lista dá para fazer isso em outras aulas do canal ensino apenas para ter o dados dessas pessoas e aqui eu venho com o nome né É que agora de cabeça deixa eu ver se se ele vai.

    Trazer o inteligência aqui ah adell ó AD del Vance por exemplo AD del Vance não vou enviar um e-mail e vou colocar que é exibição restrita por exemplo ou leitura ou qualquer exibição.

    Restrita ó vou clicar em compartilhar ela não vai receber um e-mail Então ela nem sabe que ela tá com esse acesso agora né E se eu vir aqui no meu Power bi atualizar obviamente né atualizar.

    Tudo ali ó na primeira linha adell fance tá vendo Então é uma possibilidade de eu ter os cadastros de pessoas X Y ou Z aqui ah mas se eu colocar lá no meu sharepoint para compartilhar com todo.

    Mundo né o everyone Então galera o everyone Na verdade ele é um grupo então ele vai aparecer igual aparece aqui ó everyone e dessa maneira não me ajuda né porque eu não tenho as pessoas então Eh.

    Eu tenho que colocar a pessoa mesmo uma Person até tem aqui o tipo ó Se vocês pararem para analisar cadê Aqui ó Person não é domain group nem sharepoint group é uma pessoa então por ser uma pessoa eu.

    Tenho ali o cargo nome sobrenome entendeu Por isso que tem compartilhar com a pessoa eh cada uma dessas pessoas Então é útil para você aí utilizar no seu c relatório de sharepoint e também.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=MCYiNI9hgls

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem