Aplique no seu dia a dia eu sou clx Nascimento especialista em Excel para Microsoft aqui do grupo Ninja e vou te ajudar como aprender Excel e dar um Amp ver na sua carreira peço simplesmente.
Que você curta o conteúdo comente Compartilhe o canal e claro inscreva-se e toque no Sininho para ser notificado sempre lançarmos aulas noos por aqui vamos pro.
vídeo Então vamos lá vamos entender como que funciona esse Power quar e olha só por que ele é super interessante Veja só eu tenho aqui uma base de dados uma.
Tabela né com algumas informações informações que eu consigo entender perfeitamente por exemplo no nível de um a quro né quem tá dentro desse contexto a Valentina Pereira tem uma esc.
Qualidade de nível TR só que o chefe me pediu para que eu faça uma contagem desses pontos e faça tipo um rank né um rank de saber quem tem mais pontos quem tem menos pontos e por aí vai só que.
Trabalhar dessa forma com dados dessa forma é um pouquinho complexo para que você consiga fazer né E esse rank usando tabela dinâmica por exemplo o ideal seria que todas as informações de.
Pontuação estivesse mesma coluna E se precisássemos nós tivéssemos uma coluna de critérios né com cada um dos critérios aqui só que fazer isso manualmente eu consigo se eu quiser eu.
Posso copiar e colar aqui embaixo eu vou copiando e colando cada uma das informações só que fazer isso não é tão interessante Pensando principalmente na questão de novos dados né que que sejam.
Colocados na nossa tabela nesse tipo de situação O legal powerc é isso é a automação que ele nos permite fazer então vamos lá vamos levar essas informações pro powerc e a partir de lá.
Nós vamos trabalhar com essas informações e só um detalhe Muito importante se nós entrarmos nessa tabela Aqui nós temos uma tabela seguinte que chegou depois pra gente né para.
Veja Também:
- Planilha de Controle de Estoque e Vendas em Excel 6.0
- Botão de Limpar Filtros para os seus Dashboards no Power BI #expertcursos #powerbi
- Planilha Ficha de Membro com Login
Trabalhar a captação e a retenção
Como é que nós podemos fazer essa questão eu posso simplesmente copiar essa coluna e colar aqui mas eu t partindo do princípio em que eu recebi.Essa tabela depois e não no momento em que eu tô fazendo negócio que já tá pronto foi quando eu recebi essa tabela tá Então como que nós podemos fazer olha só que interessante primeiro que eu.
Preciso ter essas esses dados formatados como tabela tá então é só você selecionar os dados formatar como tabela e tudo mais se quiser dar o nome para ela então aqui já tá com o nome.
Avaliação Como que eu posso levar essas informações pro Power Quare ap partir aqui da Guia dados eu vou seir direto ao ponto eu vou clicar em da tabela do intervalo Mas você pode.
Conectar de um arquivo de texto você pode conectar de um outro arquivo de Excel de um arquivo de PDF várias formas tá então vou V clicar aqui e vamos tratar o que nós precisamos tratar nessa.
Planilha aqui ela já tá chegando no powerc e a primeira coisa que nós vamos fazer é juntar essas colunas que vieram separadas né precisamos juntá-las E como que nós vamos juntá-las para isso você.
Vai selecionar as duas colunas via teguinha transformar e aqui você tem a opção de mesclar colunas mesclar colunas é a mesma coisa de você juntar colunas Olha só mesclar as colunas atualmente.
Selecionadas em uma única coluna Então vamos juntar as duas então é só você selecionar as duas trans mesclar colunas nesse momento ele vai mostrar pra gente uma janelinha onde eu vou escolher o.
Separador o nome Valentina e Pereira vão separar a partir de quê a partir de um espaço Vamos colocar um espaço entre eles e o nome dessa nova coluna será nome.
Completo agora é só clicar em Ok e você
Vai perceber duas coisas quando eu clicar em ok que nós teremos uma única coluna com o nome do funcionário nome completo e que nós teremos também o.Acréscimo de uma etapa aqui que eu já vou te explicar exatamente o que é que é olha só ok então veja só nós temos aqui as informações e nós temos aqui também uma nova etapa deixa eu criar mais uma.
Etapa para que você entenda o que é que essa etapa E que etapa que eu vou criar eu vou criar uma etapa onde eu faço a divisão do cargo diário que eles vieram todos em uma única coluna Só que não é.
Legal você ter as informações diferentes em colunas a mesma coluna O legal é que cada tipo de informação esteja na sua coluna cargo na sua coluna área na sua coluna perceba também que eles se.
Separam por uma barra todos eles são separados por uma barra Então posso selecionar essa coluna e escolher a opção dividir coluna que se encontra tanto aqui na guia transformar quanto.
Nós encontramos essa mesma opção na guia dividir coluna Você vai clicar aqui e vai escolher a opção por delimitador clicando aqui em por delimitador o próprio powerc já conseguiu identificar.
O que é que separa cada uma das colunas no caso a barra portanto você pode simplesmente clicar em Ok só que se ele tiver escolhido errado você pode clicar aqui e escolher o delimitador que você.
Julgar que realmente é o eficiente mas nesse caso ele acertou en cheio portanto eu vou dar um Ok olha só ele separou aqui as colunas veja só primeiro nós temos a fonte que é basicamente a.
Conexão do arquivo então todo o arquivo é conectado depois Ele trabalha os tipos de dados que é basicamente isso aqui ó todos eles estão com abc1 2 3 Mas é interessante que cada coluna tenha seu.
Próprio tipo de dado é por isso que na segunda etapa ele já qual o tipo de dado correto para cada uma depois nós mesclamos as colunas juntamos aqui as colunas em seguida nós trabalhamos aqui.
A questão da Divisão das colunas e agora nós vamos renomear essas colunas Olha só cargo e aí eu vou deixar só cargo e aqui área né ele traz aqui ó colunas nomeadas então toda vez que nós preenchermos uma.
Nova informação na nossa base de dados original pedirmos para atualizar eles passarão por todo esse processo ficando exatamente da forma que nós colocamos então nós já atingimos grande parte.
Daquilo que nós precisávamos só que agora nós vamos dar um passo super importante um dos mais legais que você vai ver aqui só que antes disso claro eu vou convidarte a clicar no link da.
Descrição para ir pra nossa plataforma de cursos onde você vai encontrar vários cursos entre ele os cursos de Excel Power bi planas Google Word VBA PowerPoint todos eles com material para.
Você baixar e acompanhar juntamente com o professor suporte as suas dúvidas e certificação Ninja do Excel então meu querido Clique agora no link e vamos lá vamos um upgrade aí na sua carreira.
Através dos nossos ensinamentos lembrando sempre que você pode ir no nosso blog lá sempre tem cupom de desconto pega um cupom lá traz para cá você vai ganhar um super desconto tá.
Bom dica Ninja aí para você vamos Seguindo aqui olha só eu preciso agora o seguinte fazer aquilo que nós combinamos que essas informações fiquem todas em uma coluna e que nós tenhamos aqui uma.
Coluna de critério né para isso o que que eu vou fazer eu posso selecionar as três colunas que eu quero que permaneçam originais Apesar de que elas teram uma mudança a você vai entender o porquê e.
Eu quero que a transformação ocorra de fato nessas aqui então vou selecionar as três que eu quero Que permaneça botão direito e vou pedir assim ó transformar outras olha só que nome importante.
Outras outras quer dizer que não são essas que eu selecionei mas todas as outras que estão ali outras colunas em linhas ou se você optar por selecionar essas aqui todas botão direito aí sim.
Você vai pedir para transformar colunas em linhas o que que ele vai fazer transformar escolaridade que tá em coluna colocar todas em uma linha e aí vai permanecer com esses valores aqui.
Respectivamente então se você selecionar essas três opções que você quer que fiquem em linhas você vai clicar em transformar colunas linhas se você selecionar essas três aqui você vai ter.
A opção de transformar outras colunas linhas Olha só cliquei Olha que legal conseguimos atingir o nosso objetivo e um objetivo bem bacana que foi o quê Colocar as informações todas em uma.
Coluna e essas aqui em uma tabela no formato que nós precisávamos né E olha só o nome da Valentina repetiu várias vezes por qu você não falou que a permanência original é verdade.
Permanência original mais para atingir o objetivo ele colocou um para cada linha para que as informações viessem uma para cada uma também então basicamente nós conseguimos atingir o nosso objetivo.
Porém você lembra que nós temos uma outra tabela vamos fazer o seguinte vamos fechar um e carregar para cuidado com isso tá fechar e carregar para vai abrir uma janelinha pra gente você vai.
Clicar em apenas criar conexão aí você dá um ok beleza porque nós não queremos descarregar essas informações agora só daqui a pouco e aí você vai levar essa aqui de captação processo é o mesmo.
Clica nela já tá formatada como tabela inclusive aqui você recebeu o p load também você vai clicar em da tabela do intervalo e aí sim beleza agora o seguinte perceba que nós temos uma.
Coluna de nome completo que tem o nome dos funcionários e Aqui nós temos também uma coluna de nome dos funcionários ou seja nós temos uma coluna que é semelhante entre as duas e nós.
Postar um comentário