Como Fazer Caixas Dinâmicas em Relatórios no Excel

Como Fazer Caixas Dinâmicas em Relatórios no Excel Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel você sabe utilizar formas em relatórios isso mesmo hoje a gente vai trazer exemplos práticos de como você utilizar o recurso.

Como Fazer Caixas Dinâmicas em Relatórios no Excel

De formas nas suas planilhas Vamos aprender na prática planilha na tela bom pessoal Olha a nossa planilha aí.

Hoje eu vou conversar com você sobre o uso de formas em relatórios tá a gente vai ter três planilhas e explicar para vocês a usabilidade prática desse recurso que muitas vezes o pessoal que é.

Iniciante não sabe né não enxerga a possibilidade de utilizar formas Tudo bem então vamos pegar a planilha 1 ok então a gente vai falar de formas o que que acontece Aonde que fica a forma aqui.

Ó guia inserir ilustrações formas tá aqui pessoal ele tem uma série de formas que a gente pode utilizar o que a gente vê a maioria das formas utilizadas é o recurso de.

Retângulos Ok então vou pegar aqui um retângulo com canto arredondado vou clicar arrastar e vou desenhar ele aqui ó eu tenho essas essas bolinhas né no objeto Onde eu consigo mudar a forma.

Dá até um aspecto de Botão olha só alterar a altura alterar a largura aí fica teu critério tá então eu posso utilizar formas para você utilizar como um objeto visual como fazer um botão ou.

Até como ilustrar uma informação repare que eu vou colocar aqui o valor de por exemplo 300 300 São 3000 Ok esse valor eu queria colocar aqui dentro o que que você pode fazer você pode colocar aqui ó.

Digitar clica e digita 3 mil se eu clicar nele ó centralizar mexer com alinhamento aumentar o tamanho ó vou mudar a fonte agora Vou colocar aqui no baldinho de.

Tinta eu vou mudar a cor Olha que bacana eu faço toda a configuração da forma então ele é um objeto visual que a gente pode utilizar aqui nesse primeiro exemplo eu tô mostrando para você o.

Desenho Como que você localiza ele e o que que você pode fazer tá nesse primeiro instante então inserir ilustrações formas e você tem as formas aqui ó tem até setinha Olha lá tem.

Losango né aí vai dar criatividade tá pessoal não encontrou colocar um aqui ó sobreposto vou colocar o outro um outro tom de cor ó lá aí vai dá tua criatividade o que.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Que você quer realmente utilizar tá como

    Que você vai utilizar na tua planilha isso aqui só são alguns exemplos para a gente mostrar então a primeira parte nessa primeira planilha o que quer como.

    Que você insere a forma e inserir ilustrações formas e ficam localizadas aqui tá bom aí você escolhe qual que você quer aqui na barrinha de rolagem você vê que vai ter diversas né até.

    Caixa de texto explicativo você tem aqui ó você pode configurar ela tá bom aí vai dar criatividade ok nós vamos para a planilha 2 mas antes deixa eu me apresentar você eu sou professor.

    Michel responsável pelo curso de excel online que tal você se tornar um verdadeiro profissional no uso do Excel criar novas oportunidades muitas vezes você busca soluções na internet mas que.

    Tal agora buscar uma solução que vai definitivamente te ajudar a criar novas oportunidades profissionais o curso de excel online é uma formação do básico ao avançado com diversos modos de.

    Especialização que vai te ajudar nisso faz o seguinte vai lá link fixado no primeiro comentário que é um cupom promocional é a tua chance de aprender com a gente com o valor exclusivo porque.

    Você que acompanha o trabalho aqui nesse vídeo tudo bem então vai lá clica resgata mas corre lá que os cupom são limitados é a primeira versão do canal clica no botãozinho de inscreva-se e.

    Clique no Sininho para ativar as notificações porque todo dia tem uma dica nova de Excel bom vamos para o exemplo 2 um exemplo dois nós vamos falar de.

    Formas e valores dinâmicos tá então Olha que bacana aqui ó eu tenho aqui ó janeiro fevereiro março abril maio junho vamos fazer a suposição que você quer um período escolher um período Ok eu quero.

    Janeiro esse aqui é o total de Janeiro - Curso de Excel Online

    Tudo bem O que que você faria igual soma C né então vou analisar primeiramente aqui o período nesse período eu quero saber o valor que.

    Vai estar escolhido aqui na célula de cima e depois eu quero os valores de produção tá para ele fazer um intervalo da soma Ok vou fechar prontinha Janeiro 1700 se eu colocar fevereiro 300 por que.

    Isso porque isso daqui eu posso criar por exemplo um cartão eu vou pegar inserir ilustrações formas vamos pegar o retângulo com canto arredondado Ok ó fazer um cartãozinho aqui um pouquinho.

    Maior tá não caprichar tanto no aspecto visual tá bom é mais para você entender a ideia o conceito vou colocar num tom de cor Contorno da forma vou deixar sem Contorno e um efeito de sombra eu vou.

    Colocar aqui ó no objeto OK aí vamos fazer agora uma brincadeirinha que brincadeirinha vou pegar aqui uma inserir e ilustrações formas eu vou pegar aqui ó caixa de texto vou clicar.

    Aqui na folhinha vou lá na FX vou dar igual clico nesse valor aqui ó 300 tudo bem esse 300 eu vou colocar numa outra cor colocar na cor branca e vou levar ele aqui para cima para não.

    Pegar o branco agora vai pegar pronto vou aumentar vou colocar no Ok e vou lançar ele aqui tudo bem aí olha só eu quero colocar informação aqui no mês né eu poderia fazer o seguinte ó guia.

    Desenvolvedor vamos inserir vou pegar aqui ó caixa de combinação eu vou desenhar uma caixinha de combinação essa caixa eu vou colocar ela aqui ó.

    Ok e agora eu vou fazer uma tabelinha aqui ó bem simples aqui embaixo janeiro fevereiro março abril maio e junho e julho né tem aqui nessa tabela tá que que acontece quando eu escolher.

    Uma informação aqui eu quero que ela traga a informação nessa caixa aqui ó Então olha só eu vou clicar nela formatar o controle Nós vamos pegar um intervalo de entrada de Janeiro a Julho.

    Tudo bem O vínculo de céu o vincular com a célula que ao lado para saber a posição e vou dar ok então olha só quando eu escolher aqui ó Janeiro que que eu faço aqui ó vou colocar uma forma.

    Igual índice vou selecionar o índice que a gente tem ponto e vírgula e a posição da linha que eu quero quando eu fizer isso ele vai trazer a informação ó Janeiro.

    Fevereiro Março Abril Maio Olha só o cartão criado um cartão dinâmico então basta eu escolher a.

    Informação que automaticamente essa informação vai ser replicada aqui tá dicas tá ó vou pegar esse cartão tá eu vou fazer ele ó essa caixinha de texto na mesma largura do cartão tá bom.

    Vou a página inicial mexer com alinhamento dela aí ele vai ficar bem Centralizado aí poderia aqui ó em inserir ilustração formas vou pegar de novo outra caixa de texto.

    Total da produção Ok vou colocar ela aqui ó bonitinha e vou agora formatar ela colocar aqui uma cor mudar a fonte Olha só colocar na Ok e essa caixinha eu posiciono.

    Ela aqui então agora conforme a gente escolhe um mês né a gente vai ter o total da produção olha lá Janeiro março abril e isso você vai alocar numa outra planilha né então para.

    Ficar mais bonito né a pessoa vai clicar lá olha que bonito relatório pessoal vai lá clica no objeto e automaticamente então quando a gente faz o desenho da forma quando a gente utiliza caixa de.

    Texto A gente tem essa possibilidade de trabalhar com os valores dinâmicos não sei se você percebeu mas é muito importante que você conheça as funções do Excel para criar esse tipo de solução.

    Onde assim você vai fazer algo muito bonito e muito profissional Vamos agora para o exemplo 3 bom vamos agora no exemplo 3 mostrar o uso da tabela dinâmica isso mesmo então imagina tem.

    Essa tabelinha aqui linda e maravilhosa a gente vai inserir aqui uma tabela dinâmica onde eu vou fazer uma análise de intervalo tá vou fazer na planilha existente só para ficar mais fácil de.

    Você entender tá bom vou dar Ok vou pegar aqui o período e vou colocar a produção aqui tudo bem aí Imagine que você quer por exemplo listar o maior valor Então olha só vou.

    Fazer aqui ó mais opções de classificação eu vou pegar aqui ó mais opções Opa perdão deixa eu pegar aqui ó colocar aqui ó crescente não por período vou colocar por soma de produção tá que.

    Que ele vai listar primeiramente o menor valor e o maior valor tá aqui embaixo tá então esse daqui é o decrescente se eu utilizar outra opção o decrescente a primeira célula de posição vai ser essa.

    Aqui ó o maior valor então Imagine que você tá montando um relatório Ok eu vou fechar agora aqui inserir ilustrações formas tá montando lá o relatório e nesse.

    Relatório você fez a toda parte visual bonitinha né tô fazendo pequeno aqui tá bom Ó vou pegar aqui ó de novo vou pegar o mesmo dar um control D para duplicar diminuir a forma você tá fazendo uma.

    Caixinha para listar o menor o maior valor Tudo bem então vou colocar aqui ó bonitinho tá vamos colocar numa outra cor para ficar aqui um contraste né Vamos fazer diferente Vamos fazer um.

    Pouco melhor vai essa outra que eu vou colocar aqui com aspecto de botão tá Então olha só essa aqui ó não é essa célula de referência essa célula quem que é é o F5.

    Então isso eu venho aqui vou na FX e coloco Igual a F5 vou dar Enter o valor já foi para lá Olha que bacana ele fica vinculado a essa célula e essa posição Então se a gente mudasse o valor vou.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=_q2QkFZpE08

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem